Vantagens do Pagamento Instantâneo - PIX

Entenda a API bancária, como essa integração pode gerar benefícios e facilidade para a comunicação entre os softwares e os bancos.

Criado em 09/07/20
Por
As vantagens do pagamento instantâneo estão despertando a atenção dos contribuintes e devem movimentar bastante o mercado. Trata-se de uma forma de simplificar as transações financeiras para todas as partes: pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais. O pagamento instantâneo vai viabilizar a transferências de valores em tempo real – mesmo fora do horário comercial. Levando isso em consideração, não é difícil imaginar que existam muitas vantagens para serem aproveitadas, não é? Neste artigo vamos conferir quais são as maiores vantagens do pagamento instantâneo. Confira.

O que é o pagamento instantâneo?

Antes de falarmos sobre as vantagens do pagamento instantâneo, precisamos entender melhor sobre essas transferências bancárias que devem ser lançadas em novembro de 2020, pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Na prática, os pagamentos instantâneos (também chamados de PIX) são transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. Veja aqui mais detalhes sobre o Pagamento Instantâneo – PIX

Ou seja, estamos falando de transferências financeiras que ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor – sem a necessidade de intermediários. Além de toda a agilidade da operação, isso também reduz drasticamente os custos de transação.

Quais são as vantagens do pagamento instantâneo?

Imagine que seja sexta-feira de noite e você precise fazer uma transferência bancária. Mesmo que você tenha o aplicativo do seu banco instalado no celular, será preciso esperar até segunda-feira para gerar um TED ou um DOC. Além de ter que esperar para fazer sua operação, ainda será necessário pagar uma alta taxa bancária.

Por outro lado, o pagamento instantâneo permite que você faça essa transferência rapidamente. Em poucos segundos o recebedor já terá o dinheiro em sua conta. Por isso, o PIX deve revolucionar a forma de fazer transações financeiras – gerando facilidades para quem paga e para quem recebe.

Mas quais são as maiores vantagens do pagamento instantâneo na prática? É isso que vamos conferir logo a seguir:

1. Flexibilidade de horário

A primeira das vantagens do pagamento instantâneo é a ausência de restrições de horários. Ou seja, será possível fazer transferências fora do horário comercial – o que não é possível atualmente. Portanto, o sistema vai funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

2. Velocidade das transações

Com o pagamento instantâneo, será possível fazer transações financeiras em poucos segundos. Segundo informações do Banco Central, o PIX deve levar apenas 10 segundos para a efetivação dos pagamentos e transferências – muito diferente do que ocorre atualmente com transações que levam horas para serem concretizadas.

Até mesmo para o Banco Útil que atualmente se destaca em realizar o pagamento da GNRE em 15 minutos. Começaremos a liquidar os tributos em 10 segundos!

3. Redução de custos

Outra das vantagens do pagamento instantâneo é a redução de custos para a realização das transações. Apesar de as tarifas serem definidas pelas instituições financeiras, o custo de uma operação com o novo sistema será mais econômico – sendo que muitos bancos digitais já prometem tarifa zero para esse serviço.

O Banco Central durante uma live informou que a tarifa do PIX seria de R$ 0,001 por transação, ou seja, R$0,01 a cada 10 transações.

4. Multiplicidade de uso

Os pagamentos instantâneos vão permitir uma grande multiplicidade de operações diferentes: entre pessoas físicas, de empresas para pessoas, de pessoas para empresas ou, ainda, operações envolvendo órgãos governamentais.

5. Segurança reforçada

O pagamento instantâneo promete aumentar a segurança do universo de transações bancárias. Afinal, permitirá que pagamentos sejam feitos de maneiras mais seguras – como por QR Code, pagamentos por aproximação, autenticação biométrica ou de reconhecimento facial.

6. Redução de prazos

Outra possibilidade trazida pelo pagamento instantâneo é a redução de prazos de compra e venda de mercadorias. A confirmação de um pagamento do PIX acontecerá instantaneamente (tempo máximo 10 segundos) por meio do sistema – sem a necessidade de aguardar o prazo de uma compensação bancária que existe entre o pedido da mercadoria e sua efetiva entrega.

7. Mais praticidade

Por fim, todas as vantagens do pagamento instantâneo levam ao objetivo principal dessa inovação: mais praticidade. A intenção é que o PIX seja simples, instantâneo, prático e popular – tornando todas as operações financeiras menos complexas para todas partes envolvidas.

Você já conhecia as vantagens do pagamento instantâneo? Como você enxerga os impactos dessa nova forma de transferências financeiras? Deixe o seu comentário.

Este artigo foi útil?