Profissional Financeiro

O modo das pessoas lidarem com as finanças, vem se transformando, um exemplo disso é que antes, uma pequena porcentagem da população, pensava em investir ou capitalizar seu dinheiro, hoje com a democratização, a chegada de fintechs, e até mesmo maior acesso a informação, esse comportamento tem se tornado um pouco mais comum e simples.

Criado em 14/10/21
Por

O modo das pessoas lidarem com as finanças, vem se transformando, um exemplo disso é que antes, uma pequena porcentagem da população, pensava em investir ou capitalizar seu dinheiro, hoje com a democratização, a chegada de fintechs, e até mesmo maior acesso a informação, esse comportamento tem se tornado um pouco mais comum e simples.

Mas, não somente as pessoas têm adquirido uma nova cultura financeira, com todo esse movimento, o mercado e as empresas também estão evoluindo e se adaptando à nova realidade, e essas mudanças impactam diretamente os profissionais da área financeira.

O profissional financeiro do futuro precisa ser muito mais que uma pessoa que entenda de números.  E neste artigo, feito especialmente em parceria do Banco Útil, com o Ramon Martins Maia, Head of Digital Business & Finance, que possui forte atuação em grandes e-Commerces e empresas de tecnologia, falaremos sobre como o mercado financeiro tem evoluído, e como os profissionais precisam se adaptar de forma rápida ao cenário que vivemos. Boa Leitura.

As mudanças na área financeira

Alguns anos atrás, para se dizer que uma empresa era saudável, se analisavam os lucros e se as contas estavam em dia, ou seja, bastava saber se a empresa era lucrativa.

Atualmente, não só se analisam os lucros ou o fluxo de caixa, mas todos os outros fatores e KPIs para saber se ela é uma empresa rentável hoje e no futuro. A realidade é que, a análise precisa ser profunda, é necessário entender qual é a perspectiva da empresa e se a mesma, é capaz de auto se sustentar em meio ao dinamismo de mercado que estamos vivendo.

“Você pode ter um business hoje que é extremamente rentável, no qual dá muito lucro e que daqui 5 ou 10 anos ele poderá desaparecer.” Ramon Martins Maia, Head of Digital Business & Finance

É preciso entender qual é a proposta de valor do negócio, e se ela se sustentará ao longo prazo, trazendo diferenciais aos clientes, acionistas e mercado.

“E a gente vivenciou esse cenário nos últimos anos, vendo muitas grandes empresas passando por isso, que não conseguiram, nesse desafio do curto prazo, mudar a rota se adaptar e de certa forma isso as afetou ao longo prazo, impactando a perenidade do negócio.”
Ramon Martins Maia, Head of Digital Business & Finance

Nesse sentido, percebemos o quanto o mercado financeiro vem se modificando e com uma rapidez muito grande. Trazendo a necessidade dos profissionais financeiros se adaptarem e se capacitarem em outras áreas também, buscando se tornar profissionais com o campo analítico mais amplo.

contas-a-pagar

A evolução tecnológica afeta o profissional financeiro? 

A evolução e soluções tecnológicas impactaram muitas áreas, e a área financeira não foi diferente.  O meio digital veio para facilitar grandes gargalos, e até transformar os hábitos da população e das empresas. O pix e o open banking, por exemplo, chegaram para modificar completamente a rotina do mundo financeiro.

 Outro avanço, foi a chegada das fintechs no Brasil, que reformularam a maneira dos brasileiros cuidarem do seu dinheiro e fazer negócio. Inovando e facilitando muitas operações que eram burocráticas e demoradas.

Investir o seu dinheiro, na bolsa de valores por exemplo, era um hábito comum restrito a uma certa porcentagem da população, mas com a vinda de grandes fintechs isso foi democratizado, ou seja, houve uma mudança comportamental e o poder de investir começou a ser comum para a população como um todo.

Com isso, muitas empresas precisaram se reinventar, mas, quando falamos sobre a maneira da empresa gerir o negócio, não se pode apenas levar em consideração os desafios que o mercado está propondo hoje.

“Então se existe uma forma que me dá mais velocidade para gestão de pagamento de tributos, por exemplo, que te dê velocidade e suporte tecnológico, é essencial que as empresas se adaptem e venham buscar crescer por meio dessas soluções.” Ramon Martins Maia, Head of Digital Business & Finance

Outra inovação que está mudando o mercado financeiro, é o PIX, solução vem trazendo um grande movimento entre as pessoas físicas, mas também já tem uma grande presença dentro do âmbito empresarial.  

Empresas no ramo de varejo, estão passando por essa adaptação, já podemos ver algumas plataformas de e-commerce e lojas físicas, disponibilizarem o PIX como forma de pagamento para seus clientes.  Essas soluções somam para as empresas e agregam valor, além de promover agilidade e uma nova forma de se relacionar com o cliente.

O Profissional financeiro do futuro

Como podem notar as mudanças são inevitáveis e têm o poder de trazer novos comportamentos. Para o profissional financeiro que deseja se destacar, é necessário saber se adaptar a velocidade do mercado, ou seja, ter uma visão ProBusiness, que é a visão multidisciplinar.

Há pouco tempo, se entendia que para ser um profissional financeiro com uma carreira brilhante, bastava entender sobre processo tributário, contábil, economia, com uma visão técnica, ou seja, fazer controles de orçamentos, verificar como está a verba.

Ao contrário de hoje em dia, que as tarefas vão muito além de números. Se envolver com demais áreas para solucionar problemas ou discutir estratégias multidisciplinares se tornaram atividades cotidianas.

Definitivamente, o mercado financeiro vem se modificando e para isso os profissionais também precisam se modificar para acompanhar essas mudanças.

4 Dicas para um Profissional do Futuro de Sucesso

  1. Desenvolva o seu Perfil Analítico e Multidisciplinar

É de suma importância que você não foque apenas em fluxo de caixa, pagamentos ou com os valores que entram e saem. É necessário construir um senso crítico e que se envolva em outras áreas.

  1. Entenda o Produto

Conheça a fundo o produto no qual você irá trabalhar, além disso, é preciso compreender como funciona todo o processo da empresa, ter uma visão 360º. Saiba precificar e argumentar sobre valor ideal do produto.

  1. Tudo é Tecnologia

Cada vez mais as soluções tecnológicas irão invadir o seu dia a dia, então, entenda mais sobre programação. Procure se atualizar sobre o que existe de novidades no mercado para a área, tenha os profissionais de TI como aliados, e leve inovação para seu time.

  1. Foque nos seus objetivos

Tenha em mente o que você almeja para o seu futuro profissional e procure se especializar, com Pós-graduação, cursos e troque experiências com outros profissionais.

E você, como tem sentido e reagido a esse novo cenário?

Este artigo foi útil?