CBDC criptomoeda

O pagamento instantâneo (PIX) é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (Bacen) para simplificar as transações financeiras no território nacional – com previsão de lançamento em novembro de 2020.

Criado em 15/07/20
Por
O pagamento instantâneo (PIX) é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (Bacen) para simplificar as transações financeiras no território nacional – com previsão de lançamento em novembro de 2020. Podemos definir os pagamentos instantâneos como transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. Ou seja, essas transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor – sem a necessidade de intermediários. Além de toda a agilidade da operação, isso também reduz drasticamente os custos de transação. O pagamento instantâneo de tributos representa a aplicação deste sistema para o recolhimento de impostos, taxas e contribuições do poder público. Com a tecnologia certa e um preparo dos órgãos legais, será cada vez mais fácil fazer o recolhimento dos tributos – tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas.

Quais são as iniciativas para implementação do pagamento instantâneo de tributos?

O pagamento instantâneo de tributos está mais próximo do que você imagina. Veja quais são as mudanças e adaptação que já estão sendo buscadas pelo governo:

Programa PagTesouro

O Programa PagTesouro foi lançado pelo Tesouro Nacional em Setembro de 2019. Trata-se de uma plataforma de pagamentos de serviços para o governo que tem o objetivo de substituir o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). A plataforma PagTesouro foi desenvolvida para permitir que qualquer contribuinte que necessite efetuar pagamentos em favor de Órgãos e Entidades Públicas Federais possa utilizar canais eletrônicos de pagamento sem a necessidade de geração de boleto bancário. Com isso, os contribuintes ganham uma opção adicional para o pagamento de taxas, multas, serviços administrativos, serviços educacionais e quaisquer valores devidos pelo cidadão.

Pagamento Instantâneo (PIX)

A utilização do pagamento instantâneo (PIX) para o recolhimento de tributos aparece como uma evolução para a plataforma PagTesouro. Trata-se de uma possibilidade que deve ser colocada em prática nos próximos meses. O Banco Central e o Tesouro Nacional já firmaram um acordo para que o pagamento de taxas de cidadãos e empresas à União possa ser feito através do PIX. A partir disso, o recolhimento de tributos deve ser cada vez mais eficiente e rápido. Atualmente, o PagTesouro já está em operação, mas só há duas funções: o débito online e a emissão do boleto. Por outro lado, o PIX vai permitir a disponibilização de um número maior de instrumentos para integração do Governo Federal com o sistema financeiro. Com o pagamento instantâneo de tributos, todas partes envolvidas podem sair ganhando. Os contribuintes podem pagar seus tributos com mais tranquilidade e agilidade. Enquanto isso, os órgãos públicos garantem uma maior arrecadação e promovem a celeridade dos seus processos internos. Outro grande benefício é o contruibuinte não ter mais a necessidade de abrir contas em diversos bancos, pois cada ente do governo (federal, estadual e municipal) pode firmar acordos de recolhimento específico com cada banco. Enquanto o pagamento instantâneo não é uma realidade o Banco Útil já se antecipou, e centraliza todos esses pagamentos em uma única conta. É mais agilidade e simplicidade para o contas a pagar de sua empresa! Você já conhecia a possibilidade do pagamento instantâneo de tributos? O Banco Útil é uma plataforma que centraliza todos os pagamentos de tributos do cliente em um único portal – tornando o processo de arrecadação ainda mais simples. Visite nossa página e conheça nossas funcionalidades!

Pagamento instantâneo de tributos

O pagamento instantâneo de tributos é um sonho cada vez mais próximo dos contribuintes. O governo está atento às novas tendências de pagamento que utilizam a tecnologia para acelerar todo o processo – gerando mais celeridade e eficiência. Os tempos de passar horas na fila para pagar um imposto ou esperar dias para o processamento de um recolhimento estão chegando ao fim. Com a possibilidade do pagamento instantâneo de tributos, tudo pode ser resolvido em poucos segundos. Um ótimo exemplo dado pelo subsecretário de Gestão Fiscal do Tesouro é o pagamento da taxa para a emissão do passaporte. Hoje, é preciso pagar a taxa, esperar a compensação da guia e só depois agendar a ida à Polícia Federal para dar início ao processo. Com o pagamento instantâneo de tributos, todos esses processos podem ocorrer simultaneamente – com o processamento do pagamento feito em tempo real Mas o que você deve esperar do pagamento instantâneo de tributos? Descubra logo a seguir!

Este artigo foi útil?