Pagamento de IPVA para Locadoras

Começo de ano e já passa pela cabeça de muitos brasileiros como e qual valor vão pagar de IPVA do seu carro esse ano. Agora imagina para as locadoras de veículos, como é apurado o valor ou como o pagamento é realizado? Será que o cálculo é de outra forma?
Procuramos juntar todas as informações sobre o pagamento de IPVA para locadoras a fim de conseguir auxiliar todos vocês.

Criado em 07/03/22
Por

Começo de ano e já passa pela cabeça de muitos brasileiros como e qual valor vão pagar de IPVA do seu carro esse ano. Agora imagina para as locadoras de veículos, como é apurado o valor ou como o pagamento é realizado? Será que o cálculo é de outra forma?

Procuramos juntar todas as informações sobre o pagamento de IPVA para locadoras a fim de conseguir auxiliar todos vocês. Além disso, deixamos uma dica supervaliosa que irá mudar a rotina da sua empresa todo o começo de ano. Continue lendo!

O que é IPVA?

Em poucas palavras, o IPVA significa Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, um tributo que é cobrado anualmente pelos governos estaduais.

Um imposto cobrado apenas sobre veículos que transitam por meio terrestre, ou seja, carro, moto, caminhão, ônibus, ciclomotor, entre outros.

Diferente do que muitos imaginam, o IPVA não é necessariamente aplicado em melhorias de ruas e estradas. O valor arrecadado é dividido entre Estado, Município e o Governo Federal e pode ser aplicado conforme a necessidade do local. Seja na área da saúde, educação ou mobilidade.

Como calcular?

A determinação da alíquota cobrada é realizada de forma estadual.

Variam conforme o tipo de veículo – como carro, moto, caminhão – e as características, por exemplo, potência do motor, local de fabricação, o combustível utilizado.

O IPVA é calculado sobre o valor venal do veículo, que pode variar entre 1,5% até 4%. Para reduzir a poluição do ar, alguns estados, reduzem o valor do imposto caso o veículo seja movido a eletricidade ou etanol.

Mas, o que pode alterar o valor do IPVA?

Conforme mencionado acima, o valor pode alterar devido algumas características do veículo, por exemplo:

  • Ano de fabricação do veículo;
  • Local de fabricação, isto é, se o veículo é nacional ou importado;
  • Tipo de veículo;
  • Combustível utilizado;
  • Potência do motor e porte do veículo;
  • Localização (estado)

E como fica o IPVA para locadoras de veículos?

As locadoras de veículos têm direito a redução na alíquota do IPVA.

Para isso, é preciso se cadastrar na Secretaria de Estado de Fazenda e ter um pedido deferido.

Esse direito de redução das alíquotas do IPVA, para os veículos destinados à locação, precisa ser de propriedade da pessoa jurídica e que se encaixe nos requisitos abaixo:

  • Exercer atividade exclusiva de locação comprovada nos termos da legislação tributária;
  • Possuir uma receita bruta com a atividade de locação de veículos que represente, no mínimo, 50% da receita bruta total, mediante ao regime especial de tributação da Secretaria de Estado de Fazenda, na forma, prazos e nas demais condições estabelecidas;
  • Utilizar, no mínimo, 2 mil veículos registrados no Estado destinados exclusivamente para locação.

E como é cobrado esse IPVA?

A cobrança irá variar de acordo com o estado onde o veículo deve ser licenciado.

  • Minas Gerais: A alíquota cobrada é de 1% do IPVA ou ¼ do percentual praticado para automóveis licenciados para pessoas físicas;
  • Paraná: A alíquota cobrada é de 1% também;
  • Rio de Janeiro: A alíquota é ainda menor, 0,5%;
  • São Paulo: As locadoras têm um desconto de 50% na alíquota, que irá variar conforme o tipo de veículo.

Lembrando que enquanto o pagamento do IPVA não for regularizado, não pode ser feito o licenciamento do veículo.

Pagamento de IPVA com o Banco Útil

O pagamento do IPVA para uma empresa pode ser uma grande dificuldade para os proprietários ou responsáveis por essa atividade, já que, possuem muitos veículos e com isso demanda muito tempo.

O Banco útil é uma carteira digital e chegou com uma nova solução e que irá ajudar a desafogar as áreas financeiras e contábeis das locadoras de veículos.

Agora, o pagamento de IPVA pode ser realizado de forma totalmente automática e garantindo um histórico completo de todos os pagamentos. Clique aqui, para saber mais e falar com um de nossos especialistas.

Este artigo foi útil?