experiência de compra

Importante decisor de compra que pode fazer toda a diferença no seu e-commerce! Clique para saber mais

Criado em 09/08/22
Por

Atualmente vivemos em um mundo onde tudo acontece muito rápido, tudo é compartilhado e atinge as mais diversas pessoas em poucos segundos, somando isso com a quantidade crescente de e-commerces e concorrentes que estão também no mundo digital, garantir uma boa experiência de compra no seu e-commerce se tornou uma regra.

Mas o que é a experiência de compra? 

Para falarmos sobre a experiência de compra dos seus clientes, temos que pensar em toda a jornada do cliente antes e depois de realizar a compra. 

Desde uma mensagem, uma dúvida, enviada pelo direct, até o momento que ele recebe a compra dele em casa, ou quando ele recebe aquele e-mail com uma pesquisa de satisfação após comprar algum produto, tudo isso faz parte da experiência de compra.

Qual é a importância da experiência de compra para o
e-commerce?

Podemos afirmar que a experiência de compra é um fator de decisão para um e-commerce, e muitas vezes é até mesmo um elemento mais decisivo que o valor monetário do produto. 

Imagine a seguinte cena: Uma pessoa entra em uma loja de roupas em busca de uma camiseta, essa mesma pessoa consegue tocar na camiseta para sentir a textura, provar para ver o caimento da roupa no corpo e tirar qualquer dúvida, seja sobre o pagamento ou sobre o produto, com um vendedor que está ao seu lado, ajudando e auxiliando durante toda a venda.

Já no e-commerce temos uma experiência completamente diferente, o seu cliente não consegue nem pegar e nem provar o produto, e é por isso que você deve investir em fotos e vídeos realistas para que seus clientes consigam observar todos os detalhes da peça. 

Segundo uma pesquisa da EQI 2021 Saúde, Higiene e Beleza, podemos ver que:

  • 82,1% dos entrevistados afirmaram que o conteúdo nas páginas de produto influencia diretamente na decisão de compra;
  • 32,4% já deixaram de efetuar uma compra por não ter informações suficientes e poucas imagens do produto.

Ou seja, fornecer todas as informações e estar presente para tirar possíveis dúvidas faz toda a diferença! 

E para finalizar, também devemos destacar a importância de criar uma experiência memorável na entrega do produto, invista em marketing olfativo e em uma embalagem cativante, fazendo com que o seu cliente queira compartilhar essa experiência com seus amigos e conhecidos em suas redes sociais.

Quer melhorar a experiência do seu e-commerce mas não sabe como? Clique aqui e baixe agora o nosso check-list de sucesso! Ele é gratuito!

5 erros a EVITAR na experiência de compra do seu e-commerce

Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pela consultoria BIP,  os dois principais motivos de insatisfação dos consumidores foram:

1. Entregas, com um aumento de 197% no número de reclamações, onde a maioria se referia ao tempo de entrega dos produtos;

2. Atendimento, com um aumento de 150% nas reclamações sobre o SAC entre os meses de julho e setembro. 

Ou seja, o maior problema dos e-commerces é justamente no momento do contato, com isso em mente separamos abaixo cinco erros a evitar no seu e-commerce! Confira: 

  • Não entregar todas as informações que o seu cliente precisa;
    Como já foi dito neste artigo, a falta de informações é motivo para a desistência da compra de muita gente, e esse tipo de erro pode ser facilmente evitado com a produção de bons conteúdos fotográficos, audiovisuais, um bom copywriter e um bom atendimento ao cliente; 
  • Atrasar a entrega do produto;
    O Brasil é um país com uma tributação muito complexa e você não pode prejudicar o seu cliente por conta da mercadoria ter sido barrada durante o transporte por falta de documentação e/ou tributação.

    Para evitar esse tipo de problema indicamos o Banco Útil, uma carteira digital capaz de simplificar o pagamento de tributos, em todo o Brasil, operando 24h por dia, 7 dias por semana! Para saber mais clique aqui!

  • Embalagem violada e/ou danificada;
    Escolha sempre um fornecedor de confiança, que faça o transporte do seu produto com cuidado e segurança.

    Caso imprevistos venham a acontecer, não se esqueça de sempre ter toda a documentação do produto em mãos para que você possa acionar a seguradora; 

  • Envio de produtos errados e/ou trocados;
    Erros acontecem. Porém, para evitar e/ou minimizar esse tipo de erro, é indicado o investimento em um sistema de gestão.

    E também oferecer um procedimento simples e prático para que o seu cliente possa realizar a troca do produto; 

  • Atendimento insatisfatório;
    Uma das piores coisas que pode vir a acontecer é deixar o seu cliente com uma sensação de abandono, uma sensação de que ele está sendo ignorado ou que foi mal atendido. Por isso é muito importante ter alguém que fique à frente da comunicação do seu e-commerce, responsável por atender e não deixar ninguém sem resposta. 

Como deixar as suas entregas mais rápidas sem perder a qualidade?

Uma das principais causadoras de atrasos em entregas é a tributação e os documentos que são necessários para que um produto possa transitar entre os estados brasileiros.

A GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) é um documento obrigatório para vendas em diferentes estados, o mesmo foi criado para garantir o recolhimento correto de impostos, e durante o transporte pode ser solicitado juntamente com as notas fiscais de cada produto que está sendo transportado.

Caso isso não ocorra, a sua mercadoria pode ficar retida até que os documentos estejam corretos, e é aí que está o grande problema.

Para o pagamento e emissão dessa guia muitos e-commerces acabam gastando uma grande quantidade de horas, e se acontecer algum problema durante o final de semana, é preciso esperar até o próximo dia útil para poder deixar tudo regulado e finalmente liberar os produtos.

Isso foi um dos grandes motivos para a criação do Banco Útil!
Através da nossa carteira digital, você consegue pagar as guias GNRE entre outras tributações em até 15 minutos! 

Disponível 24h por dia, 7 dias por semana, é mais praticidade e facilidade para você e para o seu e-commerce, além de ser uma garantia de entrega rápida sem atrasos por conta da documentação! Aperte o play para saber mais!

Esperamos que esse artigo possa ter te ajudado, na dúvida entre em contato conosco e experimente facilitar o pagamentos de tributos da sua empresa com o Banco Útil!

Entrar em contato com o Banco Útil

Este artigo foi útil?