E-commerce: Porque se aproximar do seu cliente?

Em um mundo em que se grita por atenção, a diferença entre vender ou não pode estar no modo como o seu e-commerce se comunica.

Criado em 26/07/22
Por

O mundo mudou e em meio a tantas opções, a tanta concorrência e ao distanciamento físico, há um fator que pode fazer toda a diferença para o seu e-commerce que é a criação de vínculos e humanização da sua marca.  

Antes de tudo, temos que compreender que estar próximo do seu cliente é essencial para criar um vínculo, no e-commerce pode parecer mais difícil do que realmente é por conta da sua empresa estar em um ambiente 100% online, porém através desse artigo iremos te mostrar que com algumas ações simples você pode se aproximar e criar um vínculo real com o seu cliente. Continue a leitura para conferir! 

Comportamento do consumidor dentro do e-commerce

O comportamento do consumidor vem mudando a cada dia, por exemplo: fazer uma pesquisa sobre a marca, prazo de entrega, qualidade do produto já se tornou um hábito para quem realiza compras pela internet, por isso se aprofundar em conhecer a sua persona é essencial!

E após definir a sua persona ideal entendendo os hábitos e os costumes do seu cliente, o que ele gosta, quais redes sociais ele mais utiliza, qual a sua rotina e fatores que influenciam em sua tomada de decisão, será possível traçar um planejamento e uma comunicação focada nele. Abaixo confira mais alguns fatores que também devem ser analisados nesse processo:  

  •       Psicológicos
  •       Culturais
  •       Pessoais
  •       Sociais

Mas afinal, como esses comportamentos estão ligados à aproximação da marca?

Ao reunir todo esse leque de informações você conseguirá entender quem realmente é o seu cliente, e com isso poderá definir o tom de voz, possíveis parcerias, formas de se comunicar e atrair a atenção do seu lead, mesmo em meio a tantos outros concorrentes que existem hoje no mundo online, e mais, é através desse estudo também que você poderá realizar campanhas ADS mais assertivas. 

Qual a importância da aproximação no e-commerce?

Em um mundo em que se grita por atenção, a marca que ouve e entende a necessidade do seu cliente, se destaca. Podemos dizer que ela já está um passo à frente das outras!

Lembrando sempre que o hábito de realizar compras online está cada vez mais frequente na vida dos brasileiros. Contudo, a dificuldade de convencimento de compra vem ficando mais difícil para as marcas. Que além de lutarem contra a concorrência também lutam pelo tempo de atenção do cliente no mundo online que costuma estar sempre lotado de informações que tiram a atenção do seu lead. 

Um outro fator que também pode influenciar no momento da compra é aquela sensação de pertencimento, se pararmos para entender um e-commerce no ramo da moda, por exemplo, o consumidor não está apenas comprando uma camisa ou uma blusa. Ele está comprando o conforto, o estilo, a elegância e o status, todos esses são fatores de decisão que provavelmente irão influenciar no momento de finalizar a compra.

Existem mais de 930 mil sites de e-commerce no Brasil! O número de marcas presentes em sites de e-commerce vem crescendo a cada ano, principalmente, com as mudanças de hábitos que a pandemia nos trouxe.

Ao se aproximar do seu cliente, com uma comunicação mais sensível e humana, tratando o seu ele (a) com muita atenção e cuidado, pode ser sem sombra de dúvidas um fator decisivo para as suas vendas! 

Mas como o meu e-commerce pode se aproximar do cliente? 

Abaixo separamos dez dicas para a sua marca se aproximar e criar um relacionamento com o seu cliente. Confira!

  • Respostas rápidas e eficazes; 

Vivemos em um mundo imediatista, onde o tempo de resposta para uma pergunta pode fazer toda a diferença e conta muito no quesito de atendimento ao cliente, então se possível tenha uma equipe disponível para o atendimento no SAC e caso você ainda não possa fazer esse investimento, invista em respostas automáticas. Lembrando que o melhor é sempre o atendimento humano. *

  • Seja sempre transparente;

Não minta, não esconda, seja sempre 100% transparente com o seu cliente, e caso você precise falar sobre uma problemática, certifique-se que a mesma estará sempre acompanhada de uma solução para o problema do seu lead. 

  • Facilite o pagamento;

PIX, depósitos, parcelamentos sem juros, sempre que possível facilite ao máximo o pagamento para o seu cliente, e lembre-se também da experiência do usuário! 

Invista em um site responsivo e prático, onde através de poucos cliques a compra possa ser efetuada! 

  • Invista em campanhas de marketing;

O seu cliente precisa achar a sua loja e para isso acontecer em meio a um mar de informações e possibilidades é essencial investir em uma campanha de marketing focada na sua persona! 

  • Converse e interaja constantemente;

A comunicação é uma via de mão dupla, então é muito importante manter uma conversa constante e fluida com o seu cliente. Seja através de e-mails ou até mesmo através de memes e outras interações nas redes sociais.

  • Realize processos de entrega e troca de forma ágil e simples;

Pensando sempre em facilitar para o seu cliente, crie e invista em um processo simples e ágil no momento da troca.

  • Detalhes fazem a diferença!

Pode parecer que não, mas os detalhes sempre fazem a diferença.
E no e-commerce isso acontece tanto na hora da entrega, com um bilhete, cupom, brinde ou até mesmo aroma característico da sua loja, quanto no meio online com um e-mail agradecendo pela compra, com dicas sobre determinado tema/produto ou até mesmo com mensagens perguntando se a entrega ocorreu e se chegou tudo certo. 

  • Invista na identidade visual da sua marca; 

Não apenas no mundo online, é necessário manter a identidade visual da sua marca também no mundo físico principalmente no momento da entrega do produto. 

  • Esteja presente em todas as redes sociais; 

Primeiramente gostaríamos de enfatizar que não é preciso nutrir todas as redes sociais, mas apenas estar presente em todas elas, assim você irá garantir o user/nome da sua marca, e irá também poder monitorar se ela foi mencionada por alguém. 

  • Automatize processos mais burocráticos, como os pagamentos de tributos;

Imagina só atrasar a entrega de um pedido por conta que a mesma ficou barrada devido ao pagamento de tributos? Além de ser muito ruim para a imagem do seu e-commerce, isso também irá afetar diretamente o seu bolso. 

E são situações como essas que o Banco Útil pode evitar!
Automatizando o pagamento de todos os tributos para que você e a sua empresa não precisem se preocupar e nem perderem tempo com isso. Para saber mais, aperte o play!

Bônus: Manter publicações constantes nas principais redes sociais do seu lead, também é uma forma de se aproximar do seu cliente, principalmente, quando é transmitido bastidores, dia a dia, equipes e tem um espaço aberto para diálogos e trocas de sugestões.

Usando a tecnologia ao seu favor

Processos manuais e burocráticos além de afastarem os seus clientes, também fazem com que você perca muito tempo útil.

Atividades como aprovação de pedidos, emissão de notas, emissão de guias de tributos são alguns dos processos diários e fundamentais que um e-commerce precisa realizar diariamente, e ter de fazer tudo isso de modo manual irá atrasar o crescimento da sua empresa. Foi pensando exatamente nisso que desenvolvemos uma solução para deixar todos esses processos tributários mais rápidos e práticos. Que tal marcarmos um café para falar mais sobre isso? Marcar café!

Este artigo foi útil?